O zagueiro angolano Bastos segue se recuperando de uma cirurgia no joelho esquerdo e ainda não faz atividades físicas de grande exigência. Bastos passou pela cirurgia no começo do mês de julho e vem seguindo um protocolo de recuperação estipulado pelo departamento médico. A princípio, o jogador deve ter condições apenas na reta final da temporada brasileira.
Além da recuperação da cirurgia, Bastos ainda precisa passar pelo processo de recondicionamento físico. Ao longo da carreira, o defensor se caracterizou por ser um atleta de grande imposição física. Por conta do período de inatividade, Bastos perdeu massa muscular e isso afeta diretamente em seu estilo de jogo.
Aliás, o jogador não atua regularmente desde novembro de 2024. Na ocasião, acabou substituído durante uma vitória sobre o Palmeiras, em São Paulo, devido a uma lesão muscular. Assim, Bastos ficou fora da reta final da temporada e sequer jogou a decisão da Copa Libertadores. Em fevereiro deste ano, retornou em um jogo do Campeonato Carioca, contra o Nova Iguaçu, e teve a lesão no joelho.
Inicialmente o Botafogo buscou um tratamento conservador e Bastos deu indícios de que ia retornar aos gramados. O jogador chegou a participar do amistoso com o Novorizontino, pouco antes do início do Campeonato Brasileiro, mas não voltou a jogar. Bastos viajou com a delegação do Botafogo aos Estados Unidos para a disputa do Mundial de Clubes, mas voltou a ter um problema no joelho durante os treinamentos.
Como está a recuperação de Bastos?
A princípio, Bastos está evoluindo como o esperado pelo departamento médico e vem sendo acompanhado regularmente. O Botafogo evita acelerar o retorno do angolano e tudo será feito respeitando os limites físicos de Bastos. Desse modo, a expectativa inicial é que o atleta possa começar a fazer atividades leves em campo já no mês de setembro.
Por fim, dependendo de sua evolução física e opções do técnico Davide Ancelotti, o angolano pode aparecer na reta final do Campeonato Brasileiro. Aliás, Bastos está inscrito na Copa Libertadores e pode até mesmo participar da competição continental, caso o Botafogo consiga chegar até às fases mais decisivas do torneio.


