Antes de mais nada, Clayton Silva, atacante de 26 anos que teve passagem sem sucesso no Vasco e contratado pelo Rio Ave, começou a temporada em grande estilo na Liga Portuguesa. O atacante soma três gols e uma assistência em apenas dois jogos e, portanto, já desperta o interesse do Sporting, atual bicampeão nacional.
Os Leões podem perder o dinamarquês Conrad Harder para o Milan e, nesse cenário, Clayton Silva aparece como alternativa para o técnico Rui Borges. Além disso, outro nome na lista é o grego Fotis Ioannidis, do Panathinaikos, alvo antigo do clube, ainda antes da venda de Viktor Gyokeres ao Arsenal.
Por outro lado, caso o negócio com o grego não avance, o atacante brasileiro passa a ser a prioridade do Sporting. Vale lembrar que, em 2024/2025, Clayton Silva viveu a melhor temporada da carreira. Foram 18 gols e duas assistências em 37 jogos, consolidando-se como um dos brasileiros mais artilheiros da Europa.
Antes disso, no entanto, ele já havia se destacado no Casa Pia, quando marcou 12 gols em 30 partidas. Dessa forma, o centroavante vem confirmando a evolução ano após ano no futebol português. Algo que não conseguiu dar sequência quando teve a oportunidade no Gigante da Colina.
Zenit e Al-Gharafa fizeram propostas por Clayton Silva
Enquanto o Sporting analisa opções, Clayton Silva também atraiu interesse de fora. Zenit, da Rússia, e Al-Gharafa, do Catar, chegaram a enviar propostas ao Rio Ave. Contudo, os valores ficaram bem abaixo dos 15 milhões de euros exigidos e, assim, as negociações esfriaram.
Por fim, com o mercado da bola em intensa movimentação e um início arrasador na Liga Portuguesa, Clayton pode estar próximo de dar um salto na carreira e atuar em um palco maior. Os dias passam e essa é, cada vez mais, uma certeza. Resta é saber se será no clube que deu ao mundo Cristiano Ronaldo.
André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal


