Mundial de Clubes: FC Porto é recebido com protestos após eliminação

Porto é recebido sob protestos da torcida
FOTO: REPRODUÇÃO/X

Primeiramente, o FC Porto desembarcou em Portugal no início da madrugada desta quarta-feira, 25, sob forte protesto de torcedores. A delegação chegou ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, às 23h33 da terça, vinda de Miami, onde foi eliminada ainda na fase de grupos do Mundial de Clubes.

Para evitar o contato direto com os manifestantes, os jogadores e a comissão técnica deixaram o local pela área VIP. Ainda assim, cerca de 50 torcedores se concentraram no entorno do terminal. Alguns vestiam preto, característica comum de grupos do movimento casual, e entoaram cânticos de protesto.

Além disso, o clima ficou mais tenso no momento da saída do ônibus da delegação. Parte do grupo se posicionou à frente do veículo, forçando uma parada. A Polícia de Segurança Pública (PSP) interveio e precisou disparar balas de borracha para dispersar os mais exaltados. Também foram registrados o uso de petardos e insultos direcionados ao presidente André Villas-Boas.

Eliminado com dois empates e uma derrota, Porto frustra torcida e deixa Miami sob vaias

Martín Anselmi, técnico da equipe, e o elenco também foram alvos da revolta. Os protestos pediam mudanças no comando do clube e criticavam a postura do time na competição. O Porto terminou o Mundial com dois empates e uma derrota, sem vitórias e apenas dois gols marcados.

A campanha deixou o clube na terceira colocação do Grupo A e custou caro financeiramente. Segundo estimativas da imprensa portuguesa, o mau desempenho fez os Dragões deixarem de arrecadar cerca de 10 milhões de euros em premiações da FIFA.

Em suma, o ambiente político no clube também preocupa. Villas-Boas, recém-eleito presidente, enfrentará pressão já no início da nova gestão. O Porto agora tenta reorganizar o elenco e o planejamento para a temporada europeia 2025/26, que começa em agosto.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Compartilhe nas Redes!

Sobre o Autor