O Vasco divulgou uma nota oficial, nesta terça-feira, 15, após ser novamente incluído na lista de Transferban da Fifa. Em resumo, isso significa que o clube não pode inscrever novos atletas até que a dívida indicada pela entidade seja resolvida. Em nota, o Vasco garantiu que já está tomando as providências jurídicas necessárias.
Ainda com base nas informações do Vasco, a inclusão na lista de punição da Fifa se dá por conta de um processo. O movimento é do Newell’s Old Boys, da Argentina. Aliás, a entidade que regulamenta o futebol deu razão ao clube argentino. Assim, condenou o Vasco a pagar US$ 2,645 milhões (cerca de R$ 15 milhões) por uma dívida pela contratação de Juan Sforza.
Veja a nota oficial do Vasco:
O Vasco da Gama informa que está tomando todas as providências jurídicas necessárias para reverter a decisão publicada nesta data pela FIFA, que impôs ao clube uma sanção de registration ban em decorrência de processo movido pelo Newell’s Old Boys.
Nos termos da legislação brasileira relativa à recuperação judicial, o pagamento da obrigação questionada encontra-se legalmente suspenso. Além disso, decisões recentes do Comitê Disciplinar da FIFA têm reconhecido a soberania das leis nacionais nesses casos, afastando a aplicação de sanções esportivas quando demonstrada a incompatibilidade com a legislação local.
O clube confia na reversão da penalidade, assim como já ocorreu em procedimento movido pelo Nantes, e reitera seu compromisso com a condução responsável e transparente de seu processo de reestruturação.


